segunda-feira, 28 de abril de 2008

Roma, Centro do Mundo Cristão

ROMA, CENTRO DO MUNDO CRISTÃO

Desde os seus primórdios, como aldeia de pastores no Monte Palatino, Roma transformou-se num vasto império que se estendia do Norte da Inglaterra ao Norte da África. Mais tarde, após a queda do império, Roma tornou-se o centro do mundo cristão. Numerosos artistas e arquitectos afluíram à cidade ao serviço dos Papas adornando-a com famosas atracções: é rica em belas igrejas e templos, museus e galerias, fontes e obeliscos.
Como centro de cristandade, Roma ultrapassa o âmbito de capital da Itália, vai além das fronteiras da Europa para dar lugar à universalidade do povo de Deus. Testemunhas dessa universalidade são testemunhas os numerosos encontros do Papa com as multidões na Praça e Basílica de S. Pedro que afluem a Roma oriundas de todas as partes do mundo, a numerosa população estudantil que frequenta as Universidades tão cheias de matiz étnico e linguístico, a 5ª Peregrinação das Universidades de Roma a Assis, na qual tive oportunidade de participar e que tenho o prazer de partilhar.
No dia 10 de Novembro às 7 horas, com sol esplendoroso, partiram 70 autocarros com mais de três mil jovens em direcção a Assis para rezar. O tema era: “Eis que estou convosco todos os dias até aos confins do mundo”.
Chegados às 9,45 horas fomos acolhidos por S. Ex.cia Rev.ma Mons. Domenico Sorrentino junto da Basílica de S.ta Maria dos Anjos. Partimos juntos rezando o terço e cantando. A 2ª etapa consistiu numa partilha em pequenos grupos sobre as perguntas: Porque venho a Assis? O que espero encontrar? Que coisa me fascina na vida de S. Francisco e de S.ta Clara? Que quero pedir a S. Francisco e S.ta Clara? A 3ª etapa da caminhada constou da preparação da confissão com exame de consciência guiado.
Chegados à Basílica de S. Francisco tivemos adoração solene do Santíssimo animada pelos diversos grupos. Seguiu-se o almoço (farnel) e visita por grupos às Basílicas de S.ta Clara e S. Damião. Às 16 horas Celebração da Eucaristia na Basílica de S.ta Maria dos Anjos presidida por S. Ex.cia Mons. Fernando Filoni. O Senhor Bispo na homilia acentuou o valor da cultura na Igreja e na sociedade; elogiou e incentivou a Pastoral Universitária a nível de Roma e apelou a um empenho evangelizador através de uma vida ancorada em Cristo.









P. João M. Haw:
Construindo os alicerces de um processo…

“Feliz quem conhece Jesus,
mais feliz quem O ama,
plenamente feliz quem n´Ele vive”. (P. João M. Haw, 1937)

Com este pensamento do nosso Fundador, numa linha crescente de conhecer o Mestre, amá-Lo e ser feliz n´Ele exprime a tarefa nunca terminada daquele que se põe a caminho. Penso que ele, diria hoje a cada um(a) que também o conhecimento contínuo da Pessoa de Jesus Cristo, numa linha de Formação permanente, tem que ser um esforço contínuo.
É assim que estou tentando interpretar a minha estadia em Roma, frequentando o XXIV Curso de Formação de Postuladores, promovido pela Sagrada Congregação para as Causas dos Santos.
Decorre na Universidade Pontifícia Augustinianum/Instituto Patrístico. Somos 62 participantes (sacerdotes, religiosas e leigos) de 20 países diferentes.
Os conhecimentos administrados durante o Curso estão articulados em três partes: a primeira de carácter teológico; a segunda de carácter histórico-hagiográfico; a terceira de carácter jurídico.
Ao lado da teoria, existem aulas práticas na Sagrada Congregação para as Causas dos Santos. Esta, consciente da grande, delicada e exigente missão que nos será confiada no futuro, não se descuida em nos colocar à disposição os melhores peritos em teologia, história-hagiográfica e Direito Canónico que existem em Roma.
Para adquirir um Diploma teremos que fazer exame escrito e oral.
O nosso Superior Maior, como Prefeito da Congregação, é sua Ex.cia Rev.ma o Cardeal José Saraiva Martins, muito trabalhador, atento e acolhedor.

Aqui de Roma saúdo todos os que estão ligados à Obra do P. João Maria Haw e peço para rezarem que, se for da vontade de Deus, o Processo da sua beatificação avance sem entraves; que a sua vida de virtude seja reconhecida pela Igreja para a glória de Deus e bem da humanidade.

Irmã Celeste Gonçalves

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma Voz Clama no Deserto: "Preparai os Caminhos do Senhor, Endireitai as Suas Veredas!"

Este blog é dedicado aos Missionários e Irmãs de São João Baptista, presentes na Alemanha, em Portugal, em Moçambique, na India e no Montenegro, bem como a todos os seus colaboradores e amigos espalhados pelo mundo.

Seminaristas

Seminaristas
Casa de Formação dos Missionários, em Nampula (Moçambique)