terça-feira, 15 de abril de 2008

Ao jeito de Jesus Cristo…

Por força do nosso Baptismo somos Cristãos, somos Igreja, uma Igreja Universal, sem fronteiras. Somos convidados a amar e servir ao jeito de Jesus Cristo, num amor solidário com todos e, em especial, com os mais débeis, os mal amados, os mais pobres.
Quando rezamos a oração que Jesus nos ensinou – O Pai Nosso – não dizemos “Pai meu”. Quando pedimos “o pão nosso de cada dia…” é porque acreditamos que, sendo filhos do mesmo Pai, somos irmãos uns dos outros. Por isso pedimos o pão para “nós”, para toda a família.
Sabemos que a identidade da Igreja assenta em três dimensões: – o Anúncio da Palavra, os Sacramentos e a Caridade. Não é possível fazer separação entre elas, ou suprimir alguma, porque fazem parte da natureza da Igreja.
O convite de Jesus Cristo é actual e atinge todos nós. Não podemos amar Deus sem amar os outros, porque em Jesus, o Amor de Deus e o Amor do próximo uniram-se num só.
Nas Eucaristias, em que participamos, temos de fazer palpitar a vida das comunidades e articular a Missa com o serviço fraterno, a partilha. Só assim é possível vivermos a espiritualidade da comunhão, pois descobrimos que o outro faz parte de mim. O outro, o irmão, está incluído no Corpo Místico de Cristo.
Então que sentido tem continuarem a existir, ao nosso lado, mais perto ou mais longe, no globo terrestre, irmãos nossos a morrer ignorados, sem pão, sem amor?
A resposta, certamente, está na ausência do sentido de comunidade.
Na sua primeira encíclica – “Deus Caritas Est” – o Papa Bento XVI salienta que, o dever do serviço da caridade, tanto atinge individualmente os cristãos, como a Igreja enquanto Comunidade. Diz ainda o Papa que a Igreja não pode limitar-se às preocupações com os pobres da sua comunidade local, diocese, paróquia. Cita a Parábola do Bom Samaritano, que é bem clara, quanto ao Universalismo do amor ao próximo. Sublinha assim a partilha entre regiões, países, dioceses, paróquias…
No fundo, o que precisamos, é de vivermos como Família de Deus. Se assim for, iremos agir em amor, a todo o momento. Então tudo é de todos, em fraternidade universal.
Sabemos que, em cada 3 segundos, morre uma pessoa devido à fome, neste mundo que habitamos. Sabemos também que isso se evitaria, se cada um de nós, ao menos, deixasse o supérfluo.
A mudança pode começar por nós. Um novo estilo de vida, de consumo, de partilha. No fundo é entrar na Economia da Comunhão.
Neste trabalho Missionário em que nos lançámos há alguns anos, em casal, descobrimos como ficamos inundados de alegria, ao abrir as nossas mãos ao serviço do próximo.
Tudo o que fazemos é uma gota de água, no oceano imenso de tantas carências. No entanto consola-nos saber que, através das pessoas que acolhem a Mensagem do Amor Solidário, vamos recolhendo pão para saciar a fome.
Neste momento temos a colaborar connosco 297 Padrinhos e Madrinhas, de 334 crianças, e 50 Benfeitores (Nampula e Ribáuè) além de 29 Padrinhos e Madrinhas de 31 seminaristas diocesanos. Eles possibilitam, com a sua generosa ajuda, a vida e a promoção humana, na Missão de Moçambique, onde as Irmãs de S. João Baptista dedicadamente estão presentes a servir.
As paróquias, grupos de catequese, escolas, amigos e grupos de voluntários cristãos, a vários níveis, têm-nos dado tanto carinho e apoio, que só de joelhos podemos agradecer ao Senhor.
É um trabalho a que nos dedicamos, a tempo inteiro, pois optámos por Jesus no Irmão carenciado. Cada dia, mesmo aos fins-de-semana, vamos batendo à porta dos corações de boa vontade e recolhendo migalhas para os irmãos que sofrem.
Nem sempre somos compreendidos. Há quem olhe para nós achando que somos “tontinhos”. Deixar assim tudo? Que tolice! Sorrimos, mesmo sabendo que, por vezes, não encontramos pessoas “no mesmo comprimento de onda”.
O que importa é dar a vida, para que outros tenham vida, e fazer sempre mais e melhor.
O que muito desejamos é lutar pela globalização do Amor, é Amar e Servir, ao jeito de Jesus Cristo!

Maria Helena e Nuno Osório Gonçalves
Contactos: 96 321 2002 / 96 034 6168 / e-mail: lenanunosorio@yahoo.com

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Uma Voz Clama no Deserto: "Preparai os Caminhos do Senhor, Endireitai as Suas Veredas!"

Este blog é dedicado aos Missionários e Irmãs de São João Baptista, presentes na Alemanha, em Portugal, em Moçambique, na India e no Montenegro, bem como a todos os seus colaboradores e amigos espalhados pelo mundo.

Seminaristas

Seminaristas
Casa de Formação dos Missionários, em Nampula (Moçambique)